Estratégia eléctrica da VW até 2025 começa… agora!
A Volkswagen tem o ambicioso plano de vender um milhão de automóveis eléctricos por ano em meados da próxima década, ou seja, em 2025. E vai mostrar uma parte importante desse seu projecto já no final deste mês, no salão de Paris, quando revelar um "concept" do que será a sua primeira berlina compacta totalmente eléctrica, a lançar em 2019.
Porque, basicamente, vai recorrer à nova plataforma feita propositadamente para automóveis eléctricos, que a marca designa por MEB (arquitectura modular eléctrica) e que tem a capacidade de "esticar" ou "encolher", consoante a dimensão do automóvel que a marca pretenda construir. Trata-se da plataforma apresentada, no início deste ano, na maior feira de tecnologia do Mundo, em Las Vegas, no "concept" Budd-e. Que será, aliás, a inspiração do primeiro modelo eléctrico a lançar pela VW, um pequeno monovolume que também está previsto para 2019.
Mas em Paris vai anunciar-se a nova era e essa passa por um familiar que terá um interior volumoso graças à plataforma eléctrica que, pelas suas características e menor número de componentes mecânicos, deixa muito mais espaço livre. Fala-se em autonomias reais entre os 400 e os 600 km e a possibilidade de carregamento em apenas 15 minutos.
Mas, para já, foco total no salão de Paris e na apresentação, no final deste mês, do "concept" que antecipará o mais esperado modelo eléctrico da VW (mesmo que seja o segundo a ser lançado). Até porque a marca alemã precisa urgentemente de retirar de cima de si os holofotes mais… escuros em torno do "Dieselgate"!